quarta-feira, 3 de julho de 2019

Treinamento de pessoal nas organizações


Chiavenato (2003, p.334) esclarece que o “treinamento de pessoas na organização deve ser uma atividade continua constante e ininterrupta. Mesmo quando as pessoas apresentam excelente desempenho, alguma orientação e melhoria das habilidades sempre devem ser introduzidas ou incentivadas”. Treinamento é uma ação voltada para obtenção de novas metodologias e técnicas voltadas a um cargo específico de atuação do indivíduo, a fim de se ampliar o seu desempenho profissional. Chiavenato (2009, p. 295) deixa clara a diferença entre treinar e desenvolver quando explica que: “o treinamento é orientado para o presente [...] e o desenvolvimento de pessoas para cargos a serem ocupados futuramente [...]”. Treinamento é entendido como sendo o processo de desenvolver qualidade nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito do treinamento é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos, influenciando seus comportamentos. Treinamento é o processo de ensinar aos novos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos. Treinamento é o processo sistemático de alterar o comportamento dos empregados na direção do alcance dos objetivos organizacionais. O treinamento está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bemsucedidos. Treinamento é a experiência aprendida que produz uma mudança relativamente permanente em um indivíduo e que melhora sua capacidade de desempenhar um cargo. O treinamento pode envolver mudanças de habilidades, conhecimentos, atitudes ou comportamentos. Isto significa mudar aquilo que os empregados conhecem como eles trabalham suas atitudes frente ao seu trabalho ou suas interações com os colegas ou supervisor Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicada de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos (CHIAVENATO, 2009, p.295).

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Cuidados a ter quando se escreve um Business Plan


Tal como se utiliza o BP para definir o negócio que se quer implementar, é necessário utilizar um guia para criar o BP ideal para a empresa projeto que o empreendedor quer lançar, existindo, para esse efeito, muitos tutoriais e modelos disponíveis na Internet para consulta (basta fazer uma procura sobre “business plan” ou “plano de negócios”, para obter uma grande lista de sites sobre esta temática). A construção do BP não deve restringir-se a um modelo previamente elaborado. Um dos erros mais comuns na escrita dos planos reside na pouca originalidade que muitos têm. Muitos empreendedores limitam-se a “emprestar” informação de outros documentos. Este método de construção não é correto, pois cada negócio funciona de uma maneira individual, e cada tópico relevante necessita de ser fundamentado e posteriormente revisto. 

O empreendedor deverá ter as seguintes considerações gerais antes de elaborar o documento: 
- Definir os objetivos para produzir o BP - Quem vai ler o plano, e o qual o objetivo dessa leitura? Ao definirem-se estes objetivos o empreendedor consegue decidir qual o conteúdo, e respectivo ênfase que coloca em todas as seções do documento. 
- Atribuir tempo suficiente para investigação – A qualidade de um BP é proporcional ao tempo que se dedica à investigação antes da sua elaboração. É possível obter informação sobre o crescimento de mercado, perspectiva da indústria e perfis de clientes em bibliotecas, através da Internet e em serviços de base de dados pagos. Para além de fatos publicados é possível realizar entrevistas a fornecedores, especialistas e concorrentes – quanto melhor se conhecer a indústria, clientes e competição do negócio melhor se conseguirá fundamentar o plano. 
- Definir a audiência e dimensão do BP – A dimensão de um BP típico pode variar entre as 10 e as 100 páginas, dependendo do uso que se quer fazer do plano e da audiência que o vai ler. Um BP interno de uma empresa pode excluir seções como a gestão e ser mais específico na implementação. Um BP básico para bancos tem usualmente 20 páginas onde é incluída a análise financeira. 
- Redação e Revisão – O empreendedor só possui uma oportunidade para utilizar o BP para recrutar investidores. São os planos bem escritos e fundamentados que abrem as portas da oportunidade: é preciso editar e rever continuamente o documento. 
- Mostrar rascunhos do BP a terceiros – É muito fácil a um autor de um texto não descobrir erros de raciocínio na obra que escreve, ou subestimar informações sobre áreas que não domina. É muito útil mostrar e rever o plano com pessoas da mesma, ou outras áreas. 
- Definir os pontos-chave – Uma boa maneira de garantir a consistência entre as seções, de reduzir a duplicação e de referir toda a informação relevante consiste em delinear todos os pontos-chave para cada parte do BP antes de iniciar a sua escrita. 
- Garantir que as projeções financeiras são credíveis – para muitos leitores, a seção financeira é a seção mais relevante do plano, pois a partir dela é possível identificar as necessidades financeiras para o empreendedor e é possível analisar o potencial de lucro do negócio, para além de garantir a credibilidade junto do leitor. É preciso não esquecer que nas situações em que é preciso realizar projeções, não convém ao empreendedor ser excessivamente otimista. 
- Escrever o Sumário Executivo no fim – o Sumário Executivo, uma das primeiras seções do BP, consiste numa espécie de resumo do documento e, como é uma das primeiras partes a ser lida, convém que tenha uma dimensão reduzida e que sublinhe os aspectos mais importantes do plano, para incentivar eficazmente o leitor.

Benefícios de se fazer o Business Plan


• O plano de negócio orienta o empreendedor a iniciar sua atividade econômica ou expandir o seu negócio. 
• Permite estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido e minimiza os riscos já identificados. 
• Contribui para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, que pode representar a sobrevivência da empresa. 
• Serve como instrumento de solicitação de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras, novos sócios e investidores. 
• Definir claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos financeiros e estratégicos 
• Mapear de maneira detalhada O QUE será feito, POR QUEM será feito e COMO será feito, para que os objetivos do negócio sejam atingidos; 
• Relacionar os produtos que serão oferecidos ao mercado; 
• Definir A QUEM vai ser oferecido e QUEM vai competir com o novo negócio; 
• Posicionar COMO o cliente vai ser localizado e atendido; 
• Mapear QUANTO será necessário investir no novo negócio, e QUANDO será o retorno financeiro previsto; 
• Descrever QUANDO poderão ser realizadas as atividades e como serão atingidas as metas; 
• Identificar os riscos e minimizá-los, e até mesmo evitá-los através de um planejamento adequado; 
• Identificar os pontos fortes e fracos da organização e compara-los com a concorrência e o ambiente de negócios em que se atua; 
• Conhecer o mercado de atuação e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; 
• Analisar o desempenho financeiro de seu negócio, avaliando os investimentos, retorno sobre o capital investido.

Um plano referente a um empreendimento maduro possui objetivos similares, exceto pelo fato de estar focando o crescimento do empreendimento ou a criação de uma determinada linha de negócios (não a criação do empreendimento como um todo).

O que é Business Plan?


Business Plan ou Plano de Negócios, também chamado plano empresarial, é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser. De acordo com o pensamento moderno, a utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização; assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e contribuir com o sucesso das organizações. É uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial. O plano de negócio é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios. O plano de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento. Plano de negócio "é uma obra de planejamento dinâmico que descreve um empreendimento, projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados financeiros". Segundo o mesmo autor, a estratégia de inserção no mercado talvez seja a tarefa mais importante e crucial do planejamento de novos negócios.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Remanejamento de pessoal, quando e por que?


Você já passou pela experiência de contratar um ótimo funcionário para a empresa, mas após algum tempo ele começou a apresentar baixo rendimento e parecer desmotivado com o trabalho? Isso é algo comum em muitas empresas, e você deve procurar estratégias que o façam se sentir incentivado novamente. Uma das soluções indicadas nesse momento é o remanejamento. Remanejar funcionários nem sempre é uma opção simples, afinal, ter que repensar a estrutura da equipe, as funções e atividades de cada profissional parece algo complicado e arriscado, que talvez crie um ambiente com outros profissionais desmotivados. Porém, se você identificou que esse profissional tem potencial para grandes entregas, o trabalho de remanejamento traz mais benefícios para a empresa do que mantê-lo com baixa produtividade ou demiti-lo. 
Principais informações sobre o processo e matéria completa em: https://blog.tenhaumaeidea.com.br/produtividade-por-que-remanejar-funcionarios-pode-ser-a-solucao/

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

5 Estratégias para vencer o drama da procrastinação


Eu procrastino, tu procrastinas, ele procrastina... é impossível encontrar alguém que esteja 100% focado o tempo todo. O problema é quando adiar a realização de tarefas vira a regra em vez da exceção. Com empreendedores não é diferente. Muitos se recusam a dar o primeiro passo de um projeto e, quando o trabalho já está em andamento, arrastam as coisas por mais tempo do que o planejado. A maneira de lidar com a procrastinação e suas consequências varia de pessoa para pessoa, mas alguns truques podem ajudar qualquer um na tentativa de superar problema, como essas dicas do autor e consultor Jon Nastor para a Entrepreneur . 

1. Faça uma coisa de cada vez - Tarefas grandes são opressoras e fazem com que adiemos sua realização. O melhor é desenvolver uma estratégia para a execução do trabalho, e a tática mais eficiente é dividi-lo em pequenas tarefas e concentrar-se em uma delas de cada vez. Aos poucos, o resultado começa a aparecer. 

2. Trabalhe com prazos - Muitos empreendedores querem fugir da imposição de prazos, mas é importante trabalhar com um tempo predeterminado porque assim nos comprometemos a completar as tarefas. Não importa se um prazo é imposto pelo cliente ou definido por nós mesmos, é recomendável ter sempre uma data limite em mente para que possamos avançar mais rapidamente e evitar as distrações. 

3. Conclusão versus perfeição - A busca da perfeição costuma jogar contra muitos empreendimentos. Às vezes, ficamos tão obcecados em dar a nossos projetos e produtos um acabamento esmerado que nunca os concluímos – muitas vezes, sequer começamos a desenvolvê-los por julgarmos que não suficientemente bons. O esforço para fazer um trabalho de excelente qualidade deve sempre ser perseguido, mas é preciso entregar resultados. Assim, o melhor é terminar 80% das tarefas e, depois, dedicar tempo para melhorá-las. 

4. Pare e faça alguns exercícios - Pode parecer loucura recomendar uma pausa para quem está no limite do prazo e não consegue concentrar a atenção na conclusão do trabalho, mas, às vezes, deixar de lado, por algum tempo, uma tarefa que não avança pode ter um resultado positivo. Então, se está muito complicado, saia do escritório e caminhe um pouco e procure não pensar no problema. Essa interrupção ajuda a reduzir a ansiedade, libera a mente e pode ajudar você a romper o círculo vicioso da procrastinação e fazer com que se reconcilie com suas metas. 

5. Comece a trabalhar - Qualquer conselho ou truque para superar a procrastinação não é mais eficiente do que sentar e fazer o que deve ser feito. Não espere pela inspiração porque ela não aparece de uma hora para outra nem para todo mundo. Vá e trabalhe!

Foto: ThinkStock