segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Cuidados a ter quando se escreve um Business Plan


Tal como se utiliza o BP para definir o negócio que se quer implementar, é necessário utilizar um guia para criar o BP ideal para a empresa projeto que o empreendedor quer lançar, existindo, para esse efeito, muitos tutoriais e modelos disponíveis na Internet para consulta (basta fazer uma procura sobre “business plan” ou “plano de negócios”, para obter uma grande lista de sites sobre esta temática). A construção do BP não deve restringir-se a um modelo previamente elaborado. Um dos erros mais comuns na escrita dos planos reside na pouca originalidade que muitos têm. Muitos empreendedores limitam-se a “emprestar” informação de outros documentos. Este método de construção não é correto, pois cada negócio funciona de uma maneira individual, e cada tópico relevante necessita de ser fundamentado e posteriormente revisto. 

O empreendedor deverá ter as seguintes considerações gerais antes de elaborar o documento: 
- Definir os objetivos para produzir o BP - Quem vai ler o plano, e o qual o objetivo dessa leitura? Ao definirem-se estes objetivos o empreendedor consegue decidir qual o conteúdo, e respectivo ênfase que coloca em todas as seções do documento. 
- Atribuir tempo suficiente para investigação – A qualidade de um BP é proporcional ao tempo que se dedica à investigação antes da sua elaboração. É possível obter informação sobre o crescimento de mercado, perspectiva da indústria e perfis de clientes em bibliotecas, através da Internet e em serviços de base de dados pagos. Para além de fatos publicados é possível realizar entrevistas a fornecedores, especialistas e concorrentes – quanto melhor se conhecer a indústria, clientes e competição do negócio melhor se conseguirá fundamentar o plano. 
- Definir a audiência e dimensão do BP – A dimensão de um BP típico pode variar entre as 10 e as 100 páginas, dependendo do uso que se quer fazer do plano e da audiência que o vai ler. Um BP interno de uma empresa pode excluir seções como a gestão e ser mais específico na implementação. Um BP básico para bancos tem usualmente 20 páginas onde é incluída a análise financeira. 
- Redação e Revisão – O empreendedor só possui uma oportunidade para utilizar o BP para recrutar investidores. São os planos bem escritos e fundamentados que abrem as portas da oportunidade: é preciso editar e rever continuamente o documento. 
- Mostrar rascunhos do BP a terceiros – É muito fácil a um autor de um texto não descobrir erros de raciocínio na obra que escreve, ou subestimar informações sobre áreas que não domina. É muito útil mostrar e rever o plano com pessoas da mesma, ou outras áreas. 
- Definir os pontos-chave – Uma boa maneira de garantir a consistência entre as seções, de reduzir a duplicação e de referir toda a informação relevante consiste em delinear todos os pontos-chave para cada parte do BP antes de iniciar a sua escrita. 
- Garantir que as projeções financeiras são credíveis – para muitos leitores, a seção financeira é a seção mais relevante do plano, pois a partir dela é possível identificar as necessidades financeiras para o empreendedor e é possível analisar o potencial de lucro do negócio, para além de garantir a credibilidade junto do leitor. É preciso não esquecer que nas situações em que é preciso realizar projeções, não convém ao empreendedor ser excessivamente otimista. 
- Escrever o Sumário Executivo no fim – o Sumário Executivo, uma das primeiras seções do BP, consiste numa espécie de resumo do documento e, como é uma das primeiras partes a ser lida, convém que tenha uma dimensão reduzida e que sublinhe os aspectos mais importantes do plano, para incentivar eficazmente o leitor.

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