Business to Consumer (B2C)
Nesse ramo de e-commerce, a relação é estabelecida entre a
organização (business) e o cliente(customer). Resumidamente, empresas
online vendendo serviços e produtos para o cliente final.
Business to Business (B2B)
Consiste na relação de negócios entre empresas, como venda somente no
atacado. Não existe a interação com cliente como pessoa física.
Normalmente feito entre fabricantes e lojas.
Consumer to Consumer (C2C)
Este tipo de comércio eletrônico consiste na negociação entre duas
pessoas físicas, normalmente estabelecida através de um intermediador,
como os sites de leilão de produtos e afins.
Peer to Peer (P2P)
Consiste em pessoas compartilhando, normalmente de arquivos digitais ,
sem a necessidade do intermediador. Para isso ambas partes devem ter
instalado um software que permita a busca e a posterior transferência
dos arquivos.
Este ramo de e-commerce possui baixíssimo retorno financeiro e muitas vezes é associado a pirataria e crimes virtuais.
m-Commerce
Esta definição é relativamente nova e consiste em estabelecer uma
transação comercial com o uso de um dispositivo móvel (celular,
smartphone, tablet,…). Devido ao aumento de venda e utilização desses
dispositivos, a consolidação deste tipo de comércio é uma aposta para um
futuro próximo.
s-commerce
Esta é a versão do comércio eletrônico que se preocupa com as redes
sociais como forma de atrair e fidelizar o cliente, ou o e-commerce que
faz uso da principal qualidade de uma rede social: o relacionamento
entre pessoas, seja para opinião de um produto, divulgação de promoções,
etc.
T-Commerce
Esta modalidade de comércio eletrônico faz uso da TV Digital como
meio de se vender produtos para os telespectadores. O telespectador pode
a qualquer momento do programa na TV comprar o produto que está sendo
exibido, seja por débito direto no cartão de crédito ou estabelecimento
de um contato direto com o vendedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário