Carga tributária de um país é a relação entre o valor de todos os tributos que o país arrecada, frente a todas as riquezas que o país produz, o chamado PIB - Produto Interno Bruto, dentro de um determinado período de tempo, ou exercício fiscal.
No Brasil, a carga tributária que neste ano deve ultrapassar a 36%, ou seja, mais de um terço de tudo que se produz no Brasil, engorda os cofres dos governos, e massacra os empresários e a população em todas as suas esferas. Ninguém, mas ninguém mesmo, no país, escapa da voracidade desta instituição chamada arrecadação. Em contrapartida, o que se viu nos últimos anos, foi o encurtamento desproporcional do PIB, se comparado à insana carga tributária aplicada no país. Em síntese, temos um carga tributária de primeiro mundo, para um PIB ridículo (algumas chamam de Pibinho) em um retorno de benefícios à população de quinto mundo.
O que se vê em todas as áreas de análise, é um verdadeiro absurdo. Pagamos IPVA nas alturas e trafegamos por estradas que chegam a ser criminosas, e em vez de usarem o dinheiro arrecadado para manutenção da malha viária, e sua ampliação, privatizam as principais rodovias do país, e mais uma vez somos tributados com os altos pedágios cobrados nos trechos.
As empresas pagam PIS, Cofins, CSLL para garantir a securidade social, e enquanto aposentados morrem nas filas do SUS, o governo escancara seu populismo distribuindo bolsas de todas as naturezas. Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Minha Casa Melhor..... literalmente é uma farra com o dinheiro alheio, para garantir não a securidade social, mas sim a sua própria securidade.
Só nos resta, tentar corrigir este absurdo, parando este verdadeiro "imposticídio", colocando a nosso serviço, pelo voto certo, políticos merecedores de nossa confiança e que de fato representem nossos interesses.
Para outras informações sobre tributos, acessem: http://supertributacao.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário