O líder sabe que, quanto mais o potencial de uma pessoa se realiza, vamos pensar de um subordinado, mais a empresa ganha.
Num mundo corporativo em que a liderança é cada vez mais importante, uma figura em especial vem tomando crescente notoriedade, o líder coach. Mas afinal, quem é este profissional, tão comentado na categoria dos recursos humanos? O líder coach é aquele que ensina, é o líder treinador. Ele consegue ensinar para todos os que o rodeiam, em especial à sua equipe. Ele dedica boa parte de seu tempo às pessoas e aos relacionamentos, ensinando, inspirando e tirando o melhor de cada pessoa, por meio de uma técnica.
O líder sabe que, quanto mais o potencial de uma pessoa se realiza,
vamos pensar de um subordinado (mas este conceito pode ser mais amplo),
mais a empresa tem em termos de entrega e, consequentemente, resultados.
No entanto, fazer com o potencial das pessoas se torne realidade é um
grande desafio.
REALIZANDO O POTENCIAL DAS PESSOAS
Cada pessoa tem sua fórmula de sucesso. Isso significa que, em algum
momento de seu repertório de vida, ela se comportou com sucesso. Quando
um líder percebe que seu subordinado não realizou seu potencial máximo,
ele pode estimulá-lo. Vamos ao passo a passo desta técnica:
1. Criar uma conexão: é importante que o líder crie uma conexão com a
pessoa que está desenvolvendo. Para isso, é importante que ele procure
saber o que esta pessoa deseja. Qual sua missão de vida? Em termos de
trabalho, o que gostaria de desenvolver? O que faz bem? O que sobre seu
auto conceito deveria melhorar? Como as pessoas lhe vêem? Que tipo de
tarefa é mais fácil e qual tipo é mais difícil de realizar? Quais são
seus modelos de liderança?
Ao saber mais sobre aquela pessoa, é mais fácil de manter uma
conexão. O processo de aprendizado nem sempre é fácil, portanto, o
profissional precisa querer se desenvolver e ter relação de confiança
estabelecida. No processo de coaching, quem recebe o coaching, ou seja, o
coachee é sempre quem está no palco, no gramado; o técnico ou o coach,
fica de fora instruindo, fazendo a pessoa refletir e mudar de
comportamento.
2. Estabelecer meta: O que deve ser alterado? Que comportamento? O
que ele faz que não está da forma que gostaria? Como fazem as pessoas
que tem este comportamento da forma ideal? O que, de fato, motiva o
coachee a mudar de comportamento? A meta deve ser um comportamento a ser
alterado e é preciso ficar muito claro como a pessoa estará no fim do
processo.
3. Encontrar a fórmula do sucesso: Todo adulto adquiriu, ao longo de
sua trajetória, um repertório de comportamentos. Se ele procurar bem,
vai encontrar um momento em que se comportou da forma como gostaria.
Quando isto acontecer, cabe ao treinador, ou ao coach, dissecar a
fórmula, remontando o passo a passo comportamental do sucesso. Ele deve
ajudar o coachee a mapear seus comportamento e revigorá-lo. Ele tem de
acreditar que pode se comportar de forma bem sucedida, mesmo em
condições adversas.
4. Elaborar plano de ação: Com a fórmula de sucesso elaborada, basta
elucidar como e quando usar. O coachee deve se sentir minimamente
confortável para fazê-lo. Para prepará-lo melhor para o seu desafio, é
necessário fazer um, ou melhor, dois planos de contingência para
ultrapassar obstáculos que ele mesmo saiba que irá encontrar, afinal, se
fosse fácil ele já teria alterado o comportamento.
5. Lidar com os obstáculos: Ao líder coach, cabe elencar com o
coachee quais serão os obstáculos que ele encontrará, da mesma forma que
no plano de ação ele vai ajudar o coachee se lembrar de quando ele teve
sucesso em uma situação similar.Assim, o líder coach vai elaborar plano
de ação para o obstáculo um. Farão o mesmo para o obstáculo dois.
Logicamente, um coach com formação tem outras técnicas e recursos que
utiliza para lidar com obstáculos que aparecem no exercício da fórmula
de sucesso, mas, de maneira geral, só este exercício já energiza o
coachee e faz com que ele se sinta capaz e que se esforce para fazer as
coisas de forma diferente e mais bem sucedida.
INSPIRANDO OS OUTROS
O líder coach não só desafia e inspira seus subordinados como também
pares, líderes, fornecedores e clientes. Ele atua perguntando, e não
gerando respostas. Ele faz com que as pessoas pensem, sintam e tenham
mais consciência de seus comportamentos.
Após algum tempo de trajetória, chegará o momento em que seus
subordinados têm subordinados. Neste momento, caberá a você ajudar seu
subordinado a ser um líder coach, a ensinar, realizar o potencial de
seus subordinados. Para este grupo, é necessária a dedicação de ainda
mais tempo, principalmente no início, quando a pessoa foi recém
promovida e ainda está lidando com as intempéries da liderança.
Se você é coach ou coachee, realize seu potencial. Siga confiante e boa sorte!
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