segunda-feira, 29 de junho de 2009

CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA

A maioria das pessoas pensa ou já pensou um dia, em ter seu próprio negócio. Entenda-se por negócio aqui, qualquer forma de atividade empresarial em qualquer segmento de mercado. Do pensamento à realidade é outra história, porque poucos se aventuram e alguns destes, ainda, por falta de planejamento, preparo, visão, vocação ou assessoria correta metem os pés pelas mãos e depois do fracasso vem, além do prejuízo financeiro, uma grande frustração. Fato é, que nem todo mundo nasce para ter seu próprio negócio, tomar decisões, comandar pessoas e ser de fato um “EMPRESÁRIO”.

Vamos tratar aqui, somente daqueles que se aventuram ou vão se aventurar neste grande projeto de vida. O primeiro passo é dar início à materialização das idéias com um excelente plano de ações, pois a fase agora é do planejamento, que tem de ser bastante criterioso! O bom planejamento deve levar em conta todos os fatores, internos e externos, que terão influência sobre o negócio, além de premissas básicas determinadas pelos sócios, quanto ao que se vai investir, quando e de que forma investir e que retorno se obterá e quando este retorno virá. Este trabalho deve ser feito através de rigoroso levantamento de informações em cada fonte envolvida, pois sem isso, certamente o planejamento será inadequado e o mais provável é que o negócio dê errado.

Fatores externos que influenciam um negócio:
- Localidade;
- Concorrência;
- Aceitação do produto fornecido e capacidade de consumo (clientes);
- Cultura;
- Carga tributária municipal, estadual e federal incidente sobre o negócio;
- Política econômica atual;
- Disponibilidade de mão-de-obra qualificada (recursos humanos);
- Disponibilidade de insumos e matéria-prima (fornecedores);
- Disponibilidade de maquinário e tecnologia (fornecedores);
- Disponibilidade de infra-estrutura (transporte e logística).

Fatores internos que influenciam um negócio:
- Capital de giro e capacidade financeira;
- Escolha correta da forma de sociedade e sistema de tributação;
- Qualificação dos sócios;
- Definição de uma correta política ou missão (visão dos sócios);
- Escolha adequada de mão-de-obra e gestão de pessoal.

Premissas societárias:
- Definição da margem de contribuição e lucro esperados;
- Definição do prazo para retorno do capital investido;
- Definição do crescimento projetado com reinvestimentos dos lucros;
- Definição da forma de distribuição dos lucros e seu volume;
- Definição da distribuição de funções e responsabilidades dos sócios;
- Definição da retirada pró-labore dos sócios.

Reunidas estas informações, a elaboração do plano de ações pode ser iniciada, e se observados criteriosamente cada fator e premissa, a chance de se começar um negócio de sucesso será muito grande, e certamente os resultados positivos esperados virão. (André Amui)

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