Será lançado no dia 19 de dezembro de 2012, na Livraria da Vila (auditório) Shopping Cidade Jardim, no Bairro do Morumbi, São Paulo-SP, o Livro "Trade Marketing - Pontos de Vista Expandidos", trabalho coordenado por Adriano Maluf Amui. Evento produzido pela Invent.
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sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
terça-feira, 6 de novembro de 2012
O que é Trade Marketing e Shopper Marketing? Por Wagner Campos
O Trade Marketing é o marketing feito junto aos canais de distribuição com o
objetivo de estreitar a parceria e relacionamento junto a estes canais de distribuição.
O Trade Marketing é uma das áreas do Marketing com foco no desenvolvimento
do relacionamento entre indústrias e canais de venda, após identificação das
necessidades entre marcas dos produtos, pontos-de-venda e consumidores. O Trade
Marketing analisa os hábitos e preferências dos consumidores para desta forma
orientar quais canais deverão ser utilizados, que produtos poderão ser desenvolvidos e
quais meios de distribuição serão adequados para atender as preferências do mecado-
alvo.
O Trade Marketing oferece inúmeras vantagens. A vantagem de maior destaque é
a possibilidade de aumento da rentabilidade mas que também proporcionará troca
de informações estratégicas; maior relação de confiança entre o canal de vendas, de
distribuição e a indústria; parceria e relação de longo prazo; agrega valor na marca;
deixa de ter o foco apenas da questão de preço e obtém maior freqüência de pedidos
devido a proximidade do relacionamento existente
Para as indústrias manterem sua competitividade e não perderem mercado junto aos
concorrentes deverão atuar com um Trade Marketing que terá suas ações exclusivas
através do Business to Business, buscando três situações em particular:
- Concentração de vendas: Neste caso, a tarefa do Trade Marketing é buscar
evitar a centralização de vendas dos produtos em um único cliente ou em
poucos clientes.
- Valor: O Trade Marketing deverá desvincular a idéia de que o preço é o único
fator decisivo e desta forma agregar valor apresentando todos os benefícios e
vantagens que seus produtos oferecem à revenda.
- Rentabilidade: o Trade Marketing deve avaliar o valor de acordo com o cliente e identificar as margens de resultado em cada um deles.
Podemos entender que o Shopper Marketing seja uma evolução do Trade
Marketing. Ele surgiu da necessidade dos profissionais atuantes na cadeia de
Promoção e Vendas identificarem e compreenderem o que e como as pessoas
pensam e agem no momento da compra como forma de aumentar as vendas no
varejo de suas próprias marcas e ainda proporcionar uma experiência de compra
mais agradável para o cliente.
Empresas do segmento alimentício, por exemplo, inovaram desenvolvendo áreas
de shopper marketing para poder compreender e influenciar o comportamento
do consumidor diretamente no PDV. Através da utilização das informações e
conhecimento sobre o comportamento de seus consumidores, aproveitaram a
oportunidade para criar ações vantajosas junto aos varejistas, utilizando ações
estratégicas focadas no aumento das vendas dos varejistas, de suas marcas e
melhorar experiência de compra junto aos shoppers (clientes compradores). Publicado em 24/01/2011
sábado, 26 de maio de 2012
sábado, 12 de maio de 2012
O que é Trade Marketing?
O trade marketing é uma parte importante na estratégia de marketing das organizações que planejam maximizar as vendas e a diferenciação dos seus produtos e serviços nos pontos-de-venda. É, consequentemente, uma disciplina de marketing que orienta o desenvolvimento das relações entre fabricantes, ou prestadores de serviços, e os canais de venda, pelo entendimento das necessidades entre marcas/produtos, pontos-de-venda e consumidores.
O trade marketing analisa os hábitos e preferências dos consumidores para o sucesso das estratégias de marketing e vendas. Define quais canais de mídias serão utilizados, que produtos desenvolvidos e que canais de comercialização para atender as preferências de consumo do público-alvo.
O processo contínuo de fragmentação dos canais de mídias, somado a uma maior especialização dos canais de venda, num contexto no qual o consumidor está cada vez mais difícil de ser conquistado, criou um cenário de competição acirrada ao qual as empresas lutam ferozmente por participação de mercado. Nesse cenário, continua sendo fundamental desenvolver marcas fortes que estabeleçam condições de enfrentamento da concorrência, dos canais de venda pela sua comercialização e, o mais importante, o share de preferência dos seus consumidores-alvo.
O trade marketing estabelece ainda, a necessidade de se adaptar produtos, logística e estratégias de marketing, de modo a conquistar o consumidor nos pontos-de-venda, com um modelo de parceria entre os fabricantes e seus canais de vendas.
Outro papel fundamental da gestão do Trade Marketing de uma marca/produto, é a capacitação da força de vendas no ponto-de-venda, preparando o varejo para que se faça uma venda mais qualificada, com conhecimento mais claro e aprofundado sobre o produto ou serviço comercializado.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Para que serve o Fluxo de Caixa? (Por Ailton Santos)

- Para avaliar se as vendas presentes serão suficientes para cobrir os desembolsos futuros já identificados.
- Para calcular os momentos ideais para reposição de estoque ou materiais de consumo, considerando os prazos de pagamento e as disponibilidades.
- Para verificar a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços.
- Para saber se é ou não possível conceder prazos de pagamentos aos clientes.
- Para saber se é ou não possível comprar à vista dos fornecedores, para aproveitar alguma promoção.
- Para ter certeza da necessidade ou não de obter um empréstimo de capital de giro.
- Para antecipar as decisões sobre como lidar com sobras ou faltas de caixa.
Fonte: http://www.phxweb.com.br/blog/financas/o-que-e-fluxo-de-caixa/
- Para verificar a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços.
- Para saber se é ou não possível conceder prazos de pagamentos aos clientes.
- Para saber se é ou não possível comprar à vista dos fornecedores, para aproveitar alguma promoção.
- Para ter certeza da necessidade ou não de obter um empréstimo de capital de giro.
- Para antecipar as decisões sobre como lidar com sobras ou faltas de caixa.
Fonte: http://www.phxweb.com.br/blog/financas/o-que-e-fluxo-de-caixa/
O que é Fluxo de Caixa - "Cash Flow"? (Por Ailton Santos)

O fluxo de caixa é um controle financeiro que não diz respeito ao lucro e sim à quantidade de dinheiro que entra e sai do seu negócio em um determinado período, para que assim seja possível saldar os compromissos assumidos nos prazos estipulados. Ou seja, é nele onde se vê o quanto pode investir no momento e fazer previsões de quanto poderá investir no futuro.
É normal o empresário vender bastante e no fim do mês ter pouco dinheiro para pagar as dívidas. Isso gera um ponto de interrogação em sua cabeça. Como pode ficar com pouco dinheiro em caixa se obteve muitas vendas? A resposta pode ser vista no fluxo de caixa. Neste exemplo é porque as vendas foram feitas em muitas parcelas e o empresário não se preocupou com os seus prazos de recebimento. Com isso, ele ficou com pouco dinheiro para pagar as despesas do momento.
Fonte: http://www.phxweb.com.br/blog/financas/o-que-e-fluxo-de-caixa/
É normal o empresário vender bastante e no fim do mês ter pouco dinheiro para pagar as dívidas. Isso gera um ponto de interrogação em sua cabeça. Como pode ficar com pouco dinheiro em caixa se obteve muitas vendas? A resposta pode ser vista no fluxo de caixa. Neste exemplo é porque as vendas foram feitas em muitas parcelas e o empresário não se preocupou com os seus prazos de recebimento. Com isso, ele ficou com pouco dinheiro para pagar as despesas do momento.
Fonte: http://www.phxweb.com.br/blog/financas/o-que-e-fluxo-de-caixa/
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