quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Mercado financeiro reduz previsão de inflação para 2020 e vê alta menor do PIB


Os analistas do mercado financeiro baixaram a estimativa de inflação para este ano e também passaram a estimar um crescimento menor da economia brasileira. As projeções fazem parte do boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Banco Central (BC). Os dados constam de um levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. De acordo com o boletim, os analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para 2020 de 3,22% para 3,20%. Foi a oitava queda consecutiva do indicador. A expectativa de inflação do mercado para este ano segue abaixo da meta central, de 4%. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,5% a 5,5%. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). No ano passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, fechou em 4,31%, acima do centro da meta para o ano, que era de 4,25%, mas dentro do intervalo de tolerância. Foi a maior inflação anual desde 2016. Para 2021, o mercado financeiro manteve a estimativa de inflação em 3,75%. No ano que vem, a meta central de inflação é de 3,75% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2,25% a 5,25%.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Grupo 3corações adquire dona da marca Café Brasileiro por R$ 210 milhões


O Grupo 3corações, líder no segmento de café no Brasil, anunciou nesta segunda-feira aquisição por R$ 210 milhões da divisão de café torrado e moído da Mitsui Alimentos, subsidiária da companhia japonesa que detém marcas como Café Brasileiro, .br Gold (especial), 3 Fazendas, entre outras. O acordo com a Mitsui inclui ainda a linha de solúveis, achocolatados, cápsulas e drip coffee, duas fábricas de café torrado e moído, em Araçariguama (SP) e Cuiabá (MT), além de um centro de distribuição em Campo Grande (MS). A compra faz parte do plano de expansão da 3corações no Brasil, com foco agora no Centro-Oeste do país, "fortalecendo sua liderança na região". "Essa é a maior aquisição já realizada pelo Grupo 3corações e é um importante passo para a consolidação da nossa posição no segmento de café torrado e moído, principalmente na região Centro-Oeste e no estado de São Paulo", disse o presidente do Grupo 3corações, Pedro Lima, em nota. O negócio de exportação de café verde da Mitsui Alimentos permanece sob o guarda-chuva da Mitsui & Co., acrescentou a companhia.

Lucro das Lojas Americanas cresce 62% no quarto trimestre


A Lojas Americanas teve lucro líquido de R$ 398 milhões no quarto trimestre, avanço de 62% sobre o desempenho de um ano antes, com vendas maiores e avanço das operações de comércio eletrônico do grupo. Incluindo efeitos de créditos fiscais não recorrentes, o lucro da empresa somou quase R$ 600 milhões nos três últimos meses do ano passado, mais que dobrando sobre os 245,5 milhões registrados no quarto trimestre de 2018. A companhia, controladora do grupo de varejo online B2W, teve crescimento de 9,2% na receita líquida, para R$ 6,46 bilhões, entre outubro e dezembro, concluindo um ano em que inaugurou um recorde de 230 lojas no país. A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de R$ 1,3 bilhão de reais, crescimento de 16,2% na comparação anual. Analistas, em média, esperavam lucro líquido de 439,6 milhões para a Lojas Americanas no trimestre e um Ebitda de R$ 1,1 bilhão, segundo dados da Refinitiv. Também nesta quinta-feira (20), a B2W divulgou seu balanço, mostrando queda no prejuízo do trimestre passado sobre o ano anterior, para R$ 22,3 milhões, e expansão de cerca de 31% na receita bruta de vendas (GMV). As despesas com vendas, gerais e administrativas da Lojas Americanas em 2019 subiram 6,8%, mas recuaram 0,4 ponto como percentual da receita líquida. Já o resultado financeiro líquido negativo do grupo em 2019 foi 2,5% menor, para uma despesa de R$ 1,52 bilhão.

Lucro do Carrefour Brasil cresce 7,6% no quarto trimestre de 2019


O Carrefour Brasil teve lucro líquido de R$ 735 milhões no quarto trimestre, aumento 7,6% ante igual período de 2018, desempenho apoiado em aumento de vendas e controle de despesas nas operações de atacarejo e de supermercados do grupo. A companhia divulgou crescimento de 16,5% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado, para R$ 1,465 bilhão, e a margem subiu de 8,8% para 9,1%. O resultado foi divulgado um dia depois que o principal rival, GPA, publicou seus números trimestrais, mostrando queda de 71% no lucro do período. A divisão Atacadão, principal geradora de receitas do Carrefour Brasil, teve expansão de 10,7% nas vendas líquidas no trimestre, enquanto as vendas da divisão de supermercados, chamada de Carrefour Varejo, tiveram aumento de 12,8%. Enquanto isso, as despesas com vendas, gerais e administrativas avançaram 4,7% no Atacadão e 4,1% no Carrefour Varejo, informou o grupo no balanço. O Carrefour afirmou que as vendas mesmas lojas do Atacadão nos três últimos meses do ano passado subiram 5,5% sobre um ano antes e as da divisão de supermercados saltaram 12,7%, excluindo combustível e comércio eletrônico. A empresa afirmou que o Atacadão cumpriu meta de abrir 20 lojas em 2019 no país, atingindo 186 pontos de venda, com oito inaugurações no quarto trimestre. "A concentração de aberturas de lojas no último trimestre do ano deverá exercer um efeito positivo em nossas vendas mesmas lojas no futuro, com a maturação dessas lojas", afirmou a empresa no balanço.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Morgan Stanley comprará corretora E*Trade Financial por US$ 13 bilhões


O Morgan Stanley anunciou nesta quinta-feira (20) que comprará a corretora de baixo custo E*Trade Financial em uma transação de ações de cerca de US$ 13 bilhões de dólares (quase R$ 45 bilhões), o maior negócio do banco de Wall Street desde a crise financeira. O acordo ajudará o Morgan Stanley a impulsionar seus negócios de gestão de patrimônio, uma unidade que o presidente-executivo James Gorman está tentando construir para isolar o banco de períodos fracos nas unidades de negociação de ativos e de banco de investimento. O Morgan Stanley receberá mais de 5,2 milhões de contas de clientes da E*Trade e US$ 360 bilhões em ativos de clientes de varejo como parte do acordo. O presidente-executivo da corretora, Mike Pizzi, continuará a administrar os negócios após a transação. "O E*Trade representa uma extraordinária oportunidade de crescimento para os negócios de gestão de patrimônico", disse Gorman. O E*Trade tornou-se popular há quase duas décadas, exibindo comerciais que criticavam assessores financeiros por altas taxas. Seu crescimento de receita foi atingido nos últimos anos com o surgimento dos chamados roboadvisers, pela quedas nas comissões e taxas de juros mais baixas. Os acionistas do E*Trade receberão 1,0432 ação do Morgan Stanley por cada ação que possuem, como parte do acordo. Isso equivale a US$ 58,74 por ação - um prêmio de 30,7% acima do preço do último fechamento das ações do E*Trade.

Grupo Pão de Açúcar vê potencial venda de ativos não essenciais após forte queda no lucro


O Grupo Pão de Açúcar vê potencial parar mais de três bilhões de reais em ativos não essenciais nos próximos meses, disse nesta quinta-feira (20) o vice-presidente de finanças, após resultados trimestrais aquém do esperado derrubarem as ações da varejista. "Estamos olhando e temos bastante oportunidade de monetizar ativos, umas de curto prazo, outras de médio prazo", afirmou Christophe José Hidalgo em teleconferência com analistas e investidores para comentar o balanço do quarto trimestre. Hidalgo citou ativos imobiliários, postos de gasolina e até mesmo operações na Argentina ou no Uruguai como possíveis alvos. Perto das 14h45, as ações do GPA caíam 7,36%, enquanto o Ibovespa recuava 1,43%. O grupo varejista GPA, dono das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Assaí, divulgou na quarta-feira que teve tem lucro líquido consolidado de R$ 98 milhões no quarto trimestre, queda de 71,4% ante mesma etapa de 2018. Os comentários surgem também no momento de consolidação no varejo alimentar brasileiro, com maior concorrência com redes regionais e competidores maiores, como o Carrefour Brasil. No último domingo, o Carrefour Brasil anunciou acordo para comprar 30 lojas e 14 postos de gasolina da varejista Makro, de propriedade da holandesa SHV Holdings, por R$ 1,95 bilhão, num esforço para impulsionar a unidade de atacarejo Atacadão. O GPA também quer acelerar sua própria divisão de atacarejo em 2020, com 20 novas lojas e 10 conversões de hipermercados Extra para Assaí, segundo o presidente do Assaí, Belmiro Gomes. O resultado do 4º trimestre do GPA veio abaixo da previsão média de analistas consultados pela Refinitiv, de R$ 327,6 milhões de reais. Já a performance operacional do grupo medida pelo lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado, somou 1,06 bilhão de reais entre outubro e dezembro, queda de 15,9% ano a ano, mas praticamente em linha com a previsão média de analistas, de 1,03 bilhão de reais. A receita líquida do GPA, que concluiu em dezembro a compra do colombiano Grupo Éxito, cresceu 23,6% no trimestre, sobre um ano antes, a R$ 17,3 bilhões. Na outra ponta, as despesas com vendas, gerais e administrativas avançaram 18,5%, para 2,43 bilhões de reais. A companhia afirmou no relatório de resultados que planeja continuar a acelerar expansão orgânica da rede Assaí, do chamado atacarejo, com a abertura de aproximadamente 60 novas lojas da marca nos próximos três anos, e estuda a conversão de cerca de 20 lojas Extra Hiper para Assaí. O GPA também definiu meta de atingir faturamento bruto de R$ 50 bilhões para essa linha de negócios em 2022. Em 2019, a receita bruta foi de R$ 30,3 bilhões. O GPA também planeja abrir, reformar ou converter de 20 a 24 lojas na Colômbia, 4 a 6 no Uruguai e 2 a 3 na Argentina, tudo em 2020.