quarta-feira, 3 de abril de 2013

10 Razões para utilizar um Coach - Por Francisco Penteado Neto


1. Coaching vai ajudar a construir a sua autoconfiança e desenvolver sua auto-estima. Você nem sempre é seguro de si? O coaching irá ajudá-lo a construir sua autoconfiança e desenvolver sua auto-estima, a tomar suas próprias decisões e nem sempre precisar dos outros para segurar sua mão.

2. Coaching pode ajudar a mudar a sua vida para melhor. Porque você vai fazer alterações, como resultado de sua sessão de Coaching, algumas destas alterações podem fazer um grande impacto sobre a forma como você conduz sua vida em casa ou no trabalho. E a boa notícia é que você escolhe quais as alterações a fazer.

3. Coaching coloca você no controle. Um Coach nunca tentará levá-lo a fazer qualquer coisa que você não queira ou ainda não esta pronta para realizar. Um Coach vai ajudá-lo a sair do seu estado atual para o estado desejado. Vai ajudar a você realizar os seus sonhos, sempre no seu ritmo.

4. Coaching permite-lhe controlar o seu ambiente. Muitas pessoas procuram o processo de coaching porque querem recuperar o controle de suas vidas ou ambiente de trabalho. Coaching vai ajudar você a conseguir isso. Ao trabalhar com seus problemas e ajudá-lo a reconhecer suas necessidades e seu poder de fazer algo sobre eles, você pode conseguir seu objetivo de mudar o seu ambiente para melhor.

5. Coaching concentra-se em você. Quem faz a sua agenda de trabalho é você, o Coach vai usar todo o seu tempo para ajudá-lo a avançar e tornar você o melhor para você mesmo.

6. Coaching ajuda você a comprometer com seu objetivo. Porque você quer conseguir, você tem compromisso com um projeto ou objetivo. Ocasionalmente, pode haver algum deslize, uma falta de motivação, o Coach ajuda você a ficar comprometido e não perder o foco do seu objetivo final.

7. Coaching concentra-se em resultados e resultados. Ao concentrar-se nos resultados, o Coach irá ajudá-lo em direção ao seu objetivo final, com um plano de ação bem estruturado, um passo de cada vez, vai ajudá-lo a alcançar e celebrar suas vitórias sobre o caminho.

8. Coaching pode ajudar você a equilibrar todas as áreas de sua vida. O “Life Coaching” usa uma abordagem holística. Ajudando você a trabalhar todos os outros aspectos de sua vida.

9. Coaching é um catalisador. Bons coaches devem agir como um catalisador para ajudar os clientes a alcançar seus objetivos.

10. Coaching é baseado no presente e no futuro, não no passado. O processo de coaching tem foco no futuro e trabalha junto ao cliente para ele avançar, independente do que aconteceu no passado. Coaching não é aconselhamento ou terapia.
Fonte: http://franciscopenteado.blogspot.com.br/2010/05/10-razoes-para-utilizar-um-coach.html

quarta-feira, 13 de março de 2013

5 dicas para utilizar o coaching e potencializar sua criatividade


A criatividade pode ser estimulada pela necessidade de criar algo diferente ou pela vontade de desenvolver um novo conceito para algo que já existe. A habilidade de ser criativo nos impulsiona a crescer e inovar. Estudos indicam que a criatividade pode ser aprendida. O coaching é um processo que pode ajudar você a aprimorar o seu lado criativo, aumentando o seu poder de percepção em relação aos acontecimentos à sua volta. Sabendo da importância de ser criativo, separamos cinco dicas para que você quebre seus bloqueios e promova soluções surpreendentes no seu dia a dia:
  
1)     Para aumentar a criatividade é preciso estimular-se       

Procurar por lugares estimulantes que levam à reflexão é uma forma comprovada de aumentar a sua criatividade. Em lugares diferentes, sua mente vai absorver sinais, cheiros, imagens e outras peculiaridades do ambiente que estão fora do seu contexto habitual.

2)     Encontre falhas e o que sabota a sua criatividade

Quais são os seus estímulos e bloqueios? Trace um plano de ação e encontre novas soluções para os desafios do dia a dia de forma diferente, procurando se divertir mais, rir mais e dar menos atenção aos problemas, sem deixar de resolvê-los.
  
3)     Procure outras perspectivas

Uma atividade simples (mas que pode trazer resultados grandiosos) é olhar os acontecimentos por outro ângulo, descobrindo o que deve ser melhorado. Ao invés de focar no problema, tente enxergar novas soluções.

4)     Não tenha medo de errar

Todos somos indivíduos criativos e precisamos ousar.  Use as ferramentas do coaching e toda a sua criatividade para ir mais fundo em seus objetivos e ideias, sem temer o desconhecido ou o fracasso. O medo bloqueia ideias criativas.

5)     Saia do lugar comum


Para ser criativo é preciso trilhar um caminho contrário do que a multidão percorre. A criatividade exige que você vá além do que as pessoas pensam e veem.  Saindo das ideias batidas e dos clichês que se repetem a todo o momento, você pode pensar em algo novo e se surpreender.
Uma pessoa criativa sempre expande os seus horizontes atrás de novos desafios, ampliando a sua visão com relação aos acontecimentos à sua volta. Tudo depende de como você lida com eles. E essa é uma das diversas vantagens de fazer coaching.

Por isso, não tenha apenas boas ideias. Realize-as!



quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O que é e o que faz um Coach? - Por José Roberto Marques


O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Pode ser considerado um treinador que assessora o cliente(coachee), levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. A essência do coaching está em fornecer suporte para uma pessoa mudar da maneira que deseja, assim como auxiliar a seguir a direção desejada. O coach não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente. O coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança. Um profissional de Coaching deve ter conhecimentos em comportamento humano, mudança, negócios e principalmente em seu nicho de atuação. Em reuniões que são sessões sejam elas, semanais, quinzenais ou mensais o coach aplica técnicas, ferramentas e um questionamento poderoso para mobilizar seu cliente(coachee) a entrar em ação para atingir suas metas e acelerar os resultados em sua vida. O Coach está focado em liberar o potencial e maximizar a performance dos indivíduos na vida pessoal e profissional. (José Roberto Marques)

O que é Coaching? - Por José Roberto Marques


Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências. Algumas pessoas dizem que Coaching é ciência, mas na realidade é um cocktail, um mix de recursos e técnicas que funcionam em ciências do comportamento (psicologia, sociologia, neurociências) e de ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros. É um processo que produz mudanças positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas. 

Coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. O Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados que, para ser compreendido, pode ser comparado à aliança de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees). O técnico não atua no jogo diretamente mas oferece, como um padrinho, sua experiência que concorre para o desenvolvimento e desempenho do atleta. Da mesma forma o coach contribui para o aprendizado e amadurecimento emocional, tomada de decisão, planejamento de ação, definição de tarefas e de estratégias de remoção de obstáculos. Ocasionalmente confundido com terapia, o Coaching vai bem além desta na medida em que dá ao cliente a autonomia e o mérito pelos resultados obtidos, objetivando o acúmulo de experiências auto-motivadoras e a conquista da independência o mais cedo possível. “De maneira sintética e objetiva, Coaching pode ser caracterizado como o processo conduzido por um profissional Coach, visando identificar o estado atual de seu Coachee (cliente) e caminhar junto com ele até um estado desejado” José Roberto Marques – Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching. Definições de Coaching segundo a Global Coaching Community: “Coaching é a parceria entre coach (profissional) e cliente onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente.” “Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.” “Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.” (José Roberto Marques)

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Planejamento Tributário: Pague Menos, Dentro da Lei! - Por Júlio César Danluca - Contabilista


É de notório conhecimento que o nível de tributação sobre as empresas e pessoas físicas no Brasil é absurdo, chegando a inviabilizar certos negócios. Empresas quebram com elevadas dívidas fiscais, e nem as recentes “renegociações”, como REFIS, PAES e PAEX, trouxeram alguma tranquilidade ao contribuinte. Se o contribuinte pretende diminuir os seus encargos tributários, poderá fazê-lo legal ou ilegalmente. A maneira legal chama-se elisão fiscal ou economia legal (planejamento tributário) e a forma ilegal denomina-se sonegação fiscal. O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos. Se a forma celebrada é jurídica e lícita, a fazenda pública deve respeitá-la. É sabido que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. 

Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário. Segundo o IBPT, no Brasil, em média, 33% do faturamento empresarial é dirigido ao pagamento de tributos. Somente o ônus do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro das empresas pode corresponder a 51,51% do lucro líquido apurado. Da somatória dos custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos. Assim, imprescindível a adoção de um sistema de economia legal. O princípio constitucional não deixa dúvidas que, dentro da lei, o contribuinte pode agir no seu interesse. Planejar tributos é um direito tão essencial quanto planejar o fluxo de caixa, fazer investimentos, etc. 

Há duas espécies de elisão fiscal: aquela decorrente da própria lei e a que resulta de lacunas e brechas existentes na própria lei. 

No caso da elisão decorrente da lei, o próprio dispositivo legal permite ou até mesmo induz a economia de tributos. Existe uma vontade clara e consciente do legislador de dar ao contribuinte determinados benefícios fiscais. Os incentivos fiscais são exemplos típicos de elisão induzida por lei, uma vez que o próprio texto legal dá aos seus destinatários determinados benefícios. É o caso, por exemplo, dos Incentivos à Inovação Tecnológica (Lei 11.196/2005). 

Já a segunda espécie, contempla hipóteses em que o contribuinte opta por configurar seus negócios de tal forma que se harmonizem com um menor ônus tributário, utilizando-se de elementos que a lei não proíbe ou que possibilitem evitar o fato gerador de determinado tributo com elementos da própria lei. É o caso, por exemplo, de uma empresa de serviços que decide mudar sua sede para determinado município, visando pagar o ISS com uma alíquota mais baixa. A lei não proíbe que os estabelecimentos escolham o lugar onde exercerão atividades, pois os contribuintes possuem liberdade de optar por aqueles mais convenientes a si, mesmo se a definição do local for exclusivamente com objetivos de planejamento fiscal.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Trade Marketing - Pontos de Vista Expandidos - Lançamento do Livro


Será lançado no dia 19 de dezembro de 2012, na Livraria da Vila (auditório) Shopping Cidade Jardim, no Bairro do Morumbi, São Paulo-SP, o Livro "Trade Marketing - Pontos de Vista Expandidos", trabalho coordenado por Adriano Maluf Amui. Evento produzido pela Invent.