quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Bovespa opera em alta após 3 dias de recordes


O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, ensaia a quarta alta consecutiva nesta quinta-feira (24), ajudada pelo viés positivo no exterior e com a temporada de balanços doméstica ganhando fôlego, em dia de divulgação de resultados da Petrobras e da vale. Às 10h28, o Ibovespa subia 0,13%, a 107.688 pontos. Entre os destaques do dia, Petrobras avançava 0,66% e Banco do Brasil subia perto de 1%. Na véspera, a Bolsa fechou em alta de 0,15%, a 107.543 pontos, renovando pelo 3º dia seguido o patamar recorde de fechamento. Em outubro, a bolsa já subiu 2,67%. No ano, acumula alta de 22,37%. NA cena externa, o Banco Central Europeu (BCE) confirmou nesta quinta-feira o conjunto de incentivos monetários adotados em setembro passado, apesar das profundas divisões internas, durante uma coletiva de imprensa histórica, a última do atual presidente, o italiano Mario Draghi. Como esperado, a taxa básica de juros foi mantida em zero, enquanto os bancos cobrarão juros de 0,50% sobre os depósitos feitos no Banco Central, invés de emprestá-los a seus clientes.

Receita do Twitter fica abaixo do esperado com publicidade mais fraca


O Twitter divulgou nesta quinta-feira (24) receita e lucro abaixo do esperado no 3º trimestre, atribuídos pela empresa a problemas de publicidade, incluindo bugs de produtos e demanda excepcionalmente baixa. A receita do Twitter aumentou 9% em relação ao ano anterior, para US$ 824 milhões, frustrando expectativas de Wall Street de US$ 874 milhões, conforme dados do IBES da Refinitiv. A receita total de publicidade foi de US$ 702 milhões, um aumento de 8% ano a ano. O lucro líquido do 3º trimestre foi de US$ 37 milhões, ou US$ 0,05 por ação. No mesmo período do ano passado, a empresa reportou lucro líquido de US$ 789 milhões ou US$ 106 milhões quando ajustado para excluir determinados itens. Os analistas esperavam lucro líquido de US$ 161,5 milhões. O Twitter previa que o crescimento da receita no 3º trimestre ficaria abaixo dos dois primeiros trimestres, em parte devido ao término de alguns formatos de anúncio mais antigos. Mas também encontrou problemas inesperados, como erros que afetaram sua capacidade de segmentar anúncios e compartilhar dados com anunciantes parceiros. Para o 4º trimestre, o Twitter espera uma receita total entre US$ 940 milhões e US$ 1,01 bilhão. Wall Street espera, em média, US$ 1,06 bilhão. No entanto, a plataforma de mídia social registrou um aumento nos usuários diários que veem anúncios no site, superando as estimativas dos analistas. O Twitter parou de divulgar sua contagem mensal de usuários ativos, reportando como alternativa o mDAU, uma métrica criada para medir usuários expostos diariamente à publicidade no site ou aplicativos do Twitter que são capazes de exibir anúncios. O presidente-executivo do Twitter, Jack Dorsey, disse que o crescimento do uso ativo diário monetizável (mDAU) foi impulsionado por melhorias no produto, incluindo a facilidade de navegação no site e a identificação proativa de conteúdo abusivo para remoção. O mDAU médio da empresa atingiu 145 milhões, superando as expectativas dos analistas de 141 milhões, de acordo com dados do IBES da Refinitiv. Essa métrica alternativa aumentou 17% ano a ano. As despesas operacionais totais, incluindo o custo da receita, aumentaram 17% ano a ano, para US$ 780 milhões, em parte devido aos planos de contratar mais funcionários. A empresa espera que o lucro operacional do 4º trimestre fique entre US$ 130 milhões e US$ 170 milhões.

Agricultor de MS usa QrCode para assegurar a consumidor rastreabilidade dos produtos e buscar novos mercados



Não é de hoje que seu Antônio Chiquito tem apostado nas novas tecnologias para produzir e lucrar mais. Na propriedade de dois hectares, em Campo Grande, ele produz pepino japonês, tomate greap, pimentão e miniabóboras. “A gente optou por estufas e o sistema de irrigação por conta do espaço, além do adubo orgânico, para evitar agrotóxico”, explicou. Neste ano, a aposta do produtor rural, foi as novas embalagens com QrCode, uma espécie de código de barras com todas as informações nutricionais e de manejo, inclusive se foi utilizado algum tipo de agrotóxico na produção. “A gente precisa se adequar aos novos padrões para chegar em outros mercados”, afirmou. Nos supermercados, já é possível encontrar produtos com o QrCode nas embalagens. Para consultar, basta o consumidor colocar o celular sobre código. A leitura, direcionado para uma página com todas as informações daquilo que se pretende levar pra casa, da até pra ligar e conversar com o produtor. Nossa equipe de reportagem fez um teste com um produto de um hipermercado de Campo Grande. Por telefone, conversamos com seu Daniel Fugira, que administra a propriedade rural da família, na cidade de Monte Alto, no interior do estado de São Paulo. Ele contou que tem recebido um feedback positivo dos clientes, desde que começou utilizar o QrCode nas embalagens. “Nosso objetivo foi mostrar que existem diferentes tipos, cores e sabores de cebolas, e o pessoal tem gostado, a gente tá vendendo mais”, contou Fugita. O novo padrão de embalagens, faz parte de uma determinação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), para reduzir o nível de agrotóxico utilizado nos alimentos. “Com o QrCode, a gente consegue rastrear o produtor e saber exatamente o que foi usado na produção, isso ajuda na fiscalização”, explicou Hugo Caruso, coordenador Geral de Qualidade Vegetal do MAPA.

Em recuperação judicial, Renova Energia anuncia novo CEO


A elétrica Renova Energia terá mudança no comando, com Marcelo José Milliet assumindo a posição de diretor-presidente da companhia em substituição a Cristiano Corrêa de Barros, segundo comunicado divulgado na noite de quarta-feira (23). A alteração, aprovada pelo conselho de administração, acontece após a empresa de energia limpa que tem a estatal mineira Cemig entre os controladores ter entrado na semana passada em recuperação judicial, em meio a dívidas de R$ 3,1 bilhões. A Renova disse no comunicado que Milliet é "profissional de mercado com larga experiência em reestruturação e gestão de empresas", com "total aderência ao novo momento da companhia". O conselho de administração da Renova ainda aprovou a contratação da Íntegra Associados para assessoramento e suporte à gestão e à celebração de contratos de adiantamento para futuro aumento de capital (AFACs) até o montante total e agregado de R$ 50 milhões "com qualquer acionista da companhia até 31 de dezembro de 2019". Além da Cemig, a Renova tem com controlador o fundo CG 1, que reúne participações dos ex-fundadores da elétrica renovável em empresas. A companhia de energia limpa ainda tem acionistas o BNDEPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com 5% do capital e o FIP Caixa Ambiental, com 3,9%. A Renova disse ainda que o novo CEO, Milliet, ainda ocupará interinamente a diretoria de Relações com Investidores. Já a Diretoria de Finanças e Desenvolvimento de Negócios será assumida por Rodrigo Caldas de Toledo Aguiar, "profissional de mercado com experiência no mercado financeiro e em reestruturação de empresas".

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Aneel reduz valor da bandeira amarela e aumenta tarifa da bandeira vermelha em novembro


A partir de novembro, os valores cobrados com o acionamento das bandeiras tarifárias não serão mais arredondados, segundo decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o valor cobrado pela bandeira amarela vai cair, e o valor cobrado pela bandeira vermelha vai aumentar. Bandeira Amarela De R$ 1,50 por 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos para R$ 1,34 por 100 kWh Bandeira vermelha patamar 1 De R$ 4 por 100 kWh para R$ 4,16 por 100 kWh Bandeira vermelha patamar 2 De R$ 6 por 100 kWh para R$ 6,24 por 100 kWh A Aneel também aprovou a abertura de uma consulta pública para discutir o tema, mas a medida já valerá a partir de novembro. A proposta receberá contribuições de 23 de outubro a 9 de novembro.

Consórcio de capital estrangeiro vence leilão da Lotex com proposta única


Os novos bilhetes da raspadinha oserão vendidos nas lotéricas do país entre junho e julho de 2020. O consórcio Estrela Instantânea, formado pela norte-americana IGT e pela inglesa SGI, venceu nesta terça-feira (22), com proposta única, o leilão de concessão da Lotex, serviço público federal de loteria instantânea. A loteria instantânea, conhecida também por raspadinha, é uma modalidade em que o apostador sabe, logo depois que compra um jogo, se ganhou algum prêmio ou não. O único participante do leilão fez uma proposta de pagamento de R$ 96,969 milhões para a parcela inicial da outorga, apenas R$ 1 mil acima do mínimo exigido (R$ 96.968.123,51). O leilão foi realizado na sede da B3, em São Paulo. O Estrela Instantânea é formado pela International Game Technology (IGT) e pela Scientific Games International (SGI), cada uma com 50% do capital. A primeira empresa tem sede em Londres, mas é controlada por um grupo italiano; a segunda é dos Estados Unidos. Juntas, as duas detém atualmente 80% de participação no mercado de loteria instantânea no mundo, que movimenta cerca de US$ 80 bilhões por ano, segundo Roberto Quattrini, diretor da IGT no Brasil e representante do consórcio no leilão. No ano passado, a IGT teve uma receita de US$ 4,8 bilhões e um prejuízo líquido de US$ 86,4 bilhões, enquanto a SGI faturou US$ 3,4 bilhões e teve prejuízo de US$ 352,4 bilhões, segundo balanços divulgados pelas duas companhias, que têm capital aberto nos EUA.